terça-feira, 10 de julho de 2012

PAP- PORTA FRALDAS DE TECIDO


 Muitas pessoas ja me perguntaram sobre este porta fraldas que faço para dar de presente, desta vez fiz três: dois para um casal de gêmeos de uma amiga, a Clésia, da época da minha adolescência, um menino e uma menina e outro para uma menina a Ana Júlia, filha da Ana Cláudia que foi catequista d a Isabella. então resolvi fazer este PAP ensinando como fazer.

MATERIAIS: 1mt de tecido(com sobras)
                       0,50 cm de cetim
                       0,20 cm de manta ou espuma fininha
                       1 mt de renda(opcional)
                       1 mt de fita de cetim (opcional)

obs :0,50 cm de cetim deu para fazer dois, mais o restante é para um apenas.


 as medidas são: 15 cm de lateral, 35 cm de frente e 50 cm (o corpo) fora o detalhe com o bordado.
sempre deixo 1 cm para cada lado para a costura. 
Sempre me oriento pelo meio do tecido, a dobra que já vem...é o meio guia.

AQUI ESTÃO AS PEÇAS:
fundo, frente, os laços , a alça ...o corpo do porta fraldas, corto 52 cm na largura exata do tecido , no caso do meu 1,40 cm.


   primeiro preparo as peças, o fundo: aqui quadriculei com espuma de 1 cm, sempre deixa a parte de baixo maior, depois e só aparar e deixar rente com a de cima.




  aqui usei um tecido branco para quadricular, depois pego um fundo do tecido e faço a bainha de um lado para colocar um papelão para "armar". Reservo.

Depois faço  a frente: pego  o etamine já bordado , a espuma ou manta e passo um costura, depois com a tira de cetim dobrada ao meio vou fazendo pregas direto na máquina mesmo.

  não esquecer da alcinha...



  ficando assim...agora coloca a alcinha no meio e coloca o outro tecido, direito com direito, costure pelo avesso   e vire para o direito.



  desvire e faça um pesponto na borda...


agora apare as bordas e deixe do tamanho que queira. Reserve.



   aqui começo a montagem , quando comecei a fazer , achei mais fácil seguir assim: pego o fundo pronto marque o meio e pego o corpo e coloco meio com meio e costura até chegar na frente. Como usei a largura do tecido toda que é de 1,40, dobro a frente assim como mostrei na foto acima e já prego a renda ou viés ou fica somente  a costura, serve como um reforço na frente. Deixando um transpasse na frente.





 eu aproveito a largura total do cetim, depois corto o que sobrou e faço os laços.


  pego um tira de cetim dobro e cosutro, viro para o direito deixando a costura em baixo , passo a ferro. Vou costurando e fazendo a pregas, somente de um lado.



  ficando assim, agora retorno e termino de costurar o fundo no corpo.


  agora junta a frente bordada marco o meio da frente. coloco para o diireito tudo , viro e costuro pelo avesso, somente até o final dos babados, lembrando de sempre respeitar o meio, tanto da frente como das costas vao se coincidirem.

  agora sobrou as laterais, faço uma prega...







  ficando assim... desviro para o direito

   neste aqui nem coloquei a fitinha no meio do babado...


  agora pregue o laço...







 aqui o detalhe do papelão que coloco no fundo deixo aparecer uma beiradinha, lembrando que ao lavar terá que tira-lo. espero que consigam entender, abraços...Ionice.


Estou participando do mosaico da Rê Batista, com o tema passo a passo, com esta postagem também, passem lá para ver quanto coisa legal!


























7 comentários:

  1. Lindooooo, vou tentar fazer para minha priminha que nasce em janeiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, lindo trabalho, sou uma das blogueiras unidas e aproveito para convidá-la para participar da nossa comunidade! Blogueiras Unidas e o meu blog é de bijuterias e tem passo a passo! chiquinhass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, lindo blog! Venha conhecer o meu blog é de bijuterias e tem passo a passo! chiquinhass.blogspot.com e também venha participar das Blogueiras Unidas.

    ResponderExcluir
  4. Que legal !!

    Eu estava procurando um jeito mais simples de fazer e vc me deu a ideia...rsrsrs..Obrigada!!

    Depois passa lá na minha página:

    http://www.priartdesign.blogspot.com.br/

    Beijos e que Deus te abençoei sempre!!!

    Pri

    ResponderExcluir
  5. Menina amei seu pap de porta fralda, já vou correndo fazer o meu, parabéns já estou indo lhe seguir também bjus..

    ResponderExcluir
  6. Olá,querida ,amei seu pap e fiz ele,ficou lindo!Voltei aqui pra agradecer que fiquei muito feliz com o resultado,Deus abençoe vc e sucesso.Bjos.Ah! Ia me esquecendo meu blog ´r neiarts.blogspot.com ,dá uma passadinha lá,bjos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

 

Meus Trabalhos Manuais Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos