sábado, 21 de abril de 2012

SOFÁ DE PALLETS

ESTA É UMA POSTAGEM MUITO ESPECIAL...
O SOFÁ DE PALLETS DA NINHA , DO MÁRCIO E DA DÉBORAH. PARA QUEM NÃO SABE A NINHA É MINHA IRMÃ ISABEL CRISTINA. E É  ELA QUE VAI CONTAR PARA VOCÊS COMO  FOI FEITO  O TÃO SONHADO SOFÁ DE PALLETS...
MINHA CONTRIBUIÇÃO AQUI , ALÉM DE APOIAR É CLARO, FOI COSTURAR AS CAPAS DAS ALMOFADAS.

O TEXTO E FOTOS SÃO DE AUTORIA DELA.



Quando decidimos que seria de pallets nosso sofá, começou a busca pelo tão sonhado  pallets.
 Em um só dia eu achei 4 pallets, perto da escola da minha filha. 2 mediam 1,20x0,75 e 2 de 1,00x0,80.
No primeiro momento decidimos que o sofá teria então 75cm  de largura e 2,45 por comprimento. 2 pallets ficaram do jeito que são e os outros 2 foi todo desmontado para igualar os outros 2. 
Meu marido fez uma emenda de 40 cm na madeira que faltava . Os pallets foram unidos com parafuso passante, no total gastamos 2 metros de parafusos. O encosto foi o ultimo pallets que encontrei tbm no lixo, esse eu mesmo trouxe arrastando pela rua rs rs rs.
 O pallets do encosto foi todo desmontado, a unica madeira que não é de pallets foi o braço, mas eu tbm achei essa no lixo. Enfim fizemos o "banco" e lavamos e colocamos para secar dentro de casa. O meu sofá ficou "modular", cada modulo tem 1,24m. Agora vem os pés...

PRIMEIRA PARTE:









Segunda Parte...

A principio iriamos pintar o sofá, mas depois de lavado eu gostei muito dos desenhos que a madeira apresentou. 
Vem agora a parte mais dificil que foi lixar. Decidimos passar apenas a seladora, foi passado 3 demãos e lixado nos intervalos. A espuma foi comprado 5 metros de 3cm, cortamos e montamos o "sanduíche", o primeiro bloco foi colado, mas a cola não rende nada, é cara e fede absurdos. 
O segundo bloco foi sem colar mesmo, pois a cola  tinha acabado. A espuma foi cortada com uma faca nova e bem amolada. Colocamos os pés, foram usados 8 no total. Quando colocamos a espuma, o visual já deu uma mudada...











TERCEIRA PARTE:

A armação com 3 demãos de seladora. O tamanho de cada bloco. Foi usado 6 metros de tecido Sued, eu comprei 8 metros no total. A sobra ficará para projetos futuros rs rs rs. Minha irmã achou muitas amolfadas, mas como o sofá é quadrado, elas ajudam no encosto, por isso esse tanto. O assento ficou com 12 cm e os encontos com 6 cm.
















Conclusão: 

Eu amei o meu sofá, eu amo ser diferente dos demais hehehe. Não tenho vergonha nenhuma de pegar lixo nas ruas, eu acho é bom demais. Uma curiosidade, é que esse é o meu primeiro sofá novo que tenho, o sofá que eu tinha veio usado da minha sogra e quebrou um galho por longos anos. Foi ótimo fazer esse projeto, nos uniu como família. E quem venha os próximos moveis rs rs rs.


Ninha




AS CAPAS...

 AQUI EU ENTREI...

FIZ A CAPAS, CORTEI O TECIDO DA MEDIDA EXATA DA ESPUMA  , TANTO DA PARTE DE CIMA, DEBAIXO E AS LATERAIS, ACRESCENTEI 1,5 CM DE CADA LADO PARA AS COSTURAS. FIZ DUAS ALMOFADAS PARA O BRAÇO DO SOFÁ COM O MESMO TECIDO SUED , ELAS FORAM ENCHIDAS COM MANTA DE SILICONE E NAO FICARAM MUITO CHEIAS PARA FAZER A DOBRA POR CIMA DO BRAÇO.


A LATERAL QUE COLOQUEI O ZIPER EMBUTIDO DEIXEI 5 CM DE UM LADO PARA FAZER A BEIRADA QUE ESCONDE O ZIPER. MINHA IRMÃ COMPROU ZIPER DE METRO E MONTAMOS O ZIPER DO TAMANHO DESEJADO...PARA APRENDER A MONTAR O BENEDITO RECORREMOS A INTERNET E ACHAMOS UM VIDEO QUE EXPLICA DIREITINHO ...OLHA O LINK AÍ...
COMO MONTAR ZIPER DE METRO









29 comentários:

  1. Nice
    ficou lindo seu sofá
    tb adoro reciclar e inventar
    bjs Edna

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edna, o sofá é da minha irmã, ainda quero fazer umas coisinhas com o paletes...como somos parceiras em muitos trabalhos compartilho também as artes que ela faz aqui. abraços.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DA IDEIA. SO QUE ACHO MEIO TRABALHOSO. MAS FICOU MUITO LEGAL. BJS. ESPERO TUA VISITA NO MEU CANTINHO http://mirokaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome e Mary,Adorei o seu sofá, no mundo que estamos temos que ser criativas mesmo,não importa se e do lixo ou de loja,o importante e que você tem um dom maravilhoso ser criativa.
    Adorei muito...
    Beijos....

    ResponderExcluir
  5. Ficou mto lindo esse sofá e me deu idéias para criar um aqui na minha casa...

    ResponderExcluir
  6. Menina, a gente não tem que ter vergonha disso não, estamos reciclando, quer coisa mais gostosa e bacana de se fazer?! Também amo reciclagens como estou precisando urgentemente de um sofá...Achei oque precisava, ótimas ideias e o seu sofá ficou um luxo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Menina, a gente não tem que ter vergonha disso não, estamos reciclando, quer coisa mais gostosa e bacana de se fazer?! Também amo reciclagens como estou precisando urgentemente de um sofá...Achei oque precisava, ótimas ideias e o seu sofá ficou um luxo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. ola,nossa amei esse sofa,vou tentar fazer, pois estou sem sofa e sem condiçoes de comprar, um sofa bom hoje esta muito caro.adorei a ideia ficou o maximo .... parabens

    ResponderExcluir
  9. ola,nossa amei esse sofa,vou tentar fazer, pois estou sem sofa e sem condiçoes de comprar, um sofa bom hoje esta muito caro.adorei a ideia ficou o maximo .... parabens

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindo, sou doida por reciclagem e estou ensaiando para fazer uma mesa de pallet tem um tempão esta postagem me encheu de ânimo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu sofá, e passa lá no meu blog e vê o sofá de pallets que eu e o meu marido fizemos, ficou bem mais modesto que o seu, mas ficou funcional.

    Bjs

    Andriara Claudino
    http://petitnaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nice,

    Obrigada pela visita. A aceitação da ideia pelo marido foi 50% da coisa, os outros 50% foi a mão de obra mesmo.

    A espuma que compramos aqui, Joinville/SC, pagamentos em torno de R$ 115,00. Esse preço foi das peças nas medidas necessárias, mas o custo total da construção do sofá ficou em torno de R$ 275,00.

    E quando fazemos com amor e dedicação, tudo se torna lindo, acredito!

    Um forte abraço.

    Andriara Claudino

    ResponderExcluir
  13. É ótima essa ideia! eu também gosto de sair por aí catando coisas pra reciclar, isso é arte e eu gosto muito.

    ResponderExcluir
  14. Parabens,seu sofa ficou lindo,admiro quem procura reciclar

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Nina, adorei.Eu também vou fazer um sofá em L.

    Obrigada pela dica.

    Fátima

    ResponderExcluir
  16. Adorei a idéia, parabéns Nina.

    Vou fazer também um sofá em L.

    Obrigada.

    Fátima

    ResponderExcluir
  17. Muito legal seu sofá, onde vc comprou os pés?
    Obrigada por compartilhar,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  18. Ola, minha comprou numa loja de tapecaria , onde comprou o sued, a espuma e os pes, que custaram 6,00 reais cada.

    ResponderExcluir
  19. Olá,resultado final ficou lindo! Estou pensando em usar este como inspiração,só tenho dúvida de como foi feito os braços do sofá,com o pallet desmontado?

    ResponderExcluir
  20. Olá,amei este sofá e estou pensando em usá-lo como inspiração,gostaria de saber se a madeira utilizada no encosto e nos braços do sofá são do pallet que foi desmontado e se foi muito difícil desmontá-lo,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  21. olá Cassiana, pedi para minha irmã responder seu comentário...
    "Tanto o encosto como o braço é pallete , porém um pallete diferente da base do sofá. Esse pallete eu achei bem proximo de minha casa, ele é um pallete grande e com ripas bem mais finas, e usamos no encosto por ser meio " fraco " para o assento. Esse pallete não saiu na foto. Por sorte achei ele com metades das ripas e muitas já soltas, mas para desmontar meu marido ia puxando os pregos com aquela outra parte do martelo, com cuidado, pois o próprio prego pode abrir mais as ripas do pallete. "
    obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a ideia, muito bom pra quem esta com pouca grana ou quer algo diferente do que tem no mercado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Amei o sofá!Só queria saber se essa espuma não afunda com o tempo,pois acho que vou fazer um para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais fácil vc emcapar molas c/ espumas e depois essa outra espuma dura seculoss e fik super confortável

      Excluir
  24. Show de bola amei estou p/ casar e meu noivo já comprou o sofá se não seria de pallets mas ainda vou usar pallets p/ um dos móveis ou seja mesa de centro uma estante show de bola e um rack amo decorações sou fã

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

 

Meus Trabalhos Manuais Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos